Início » ANÁLISE E RESENHA: INFLUÊNCIAS PERSONIFICADAS EM APPLAUSE

ANÁLISE E RESENHA: INFLUÊNCIAS PERSONIFICADAS EM APPLAUSE


Como conhecido de muitos, Inez e Vinoodh usaram uma representação referência ao Pierrot.


A sua arte é denominada de Clown Commedia Dell'Arte. Um movimento de teatro popular que teve início na Itália, exatamente no século XV. Pierrots são frágeis, que estão em busca constante da atenção, e reconhecimento que merecem. Mas, sempre são alvos de críticas. Na capa do single podemos perceber que Gaga se emocionou muito durante a gravação do vídeo, onde a maquiagem ficou propositalmente borrada, para olharmos e ver a sua "dor", assim como um Pierrot.


Com cores cósmicas em tom de roxo, Gaga segura um "buquê" de flores, que logo após se torna uma perna. O significado para tal cena se deve a expressão ''break az leg"(quebre a perna) que é muito usada no contexto específico do teatro, e do showbizdesejando boa sorte antes do início de um espetáculo. Mas, o que rouba a cena de fato é o modo como ela levanta a perna, em um simplório ato de vitória, em comemoração a sua volta ao mundo da música.



Em meio à escuridão Gaga aparece com asas em uma textura um tanto desenhada, que na verdade foi uma homenagem ao seu falecido amigo e estilista Alexander McQueen. A usualidade escolhida foi o desfile de abertura do ano de 2008.


Talvez seja uma das cenas que percebemos a influência. Onde Gaga faz uma alusão ao Patinho Feio. Mas também é perceptível ao filme o Cisne Negro, lançado no ano de 2010, e estrelado por Natalie Portman. Como história o filme conta um drama de uma bailarina que enlouquece em busca da perfeição. E em Applause, Gaga aparece com a cabeça ao corpo do cisne. A obsessão pela arte e pela perfeição.


Nas cenas finais de Applause Gaga faz uma usualidade incrível da pintura The Birth Of Venus (O Nascimento de Vênus) de Sandro Botticelli, retratada no ano de 1483. O quadro é mundialmente conhecido por mostrar a deusa Vênus, que por sua vez faz uma alusão ao erotismo, e a beleza. A deusa nasceu de uma concha e, para Botticelli, ela emerge do mar como uma mulher madura, e bem resolvida. Na Era ARTPOP, é visível a maneira como Gaga está deixando aflorar o seu lado sexy e maduro com muito mais sutileza, e naturalidade, como a Vênus da pintura. Essa representação faz parte de um processo evolutivo que estamos vendo de perto.


A princípio ao vermos essa cena, talvez nos lembramos de uma das partes introdutórias de Marry The Night, onde Gaga revive Stefani e seus sonhos arruinados. Mas na verdade é uma referência ao clássico das telonas "Flash Dance", lançado em 1983, que conta a história de uma jovem de garra e de talento que não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. E que para isso, durante o dia, trabalha como operária e de noite como dançarina numa boate. Como tudo que envolve Lady Gaga é sinônimo de usualidade, ela apenas juntou uma arte clássica dos cinemas para retratar o sonhos de StefaniOs Aplausos. Para deixar a história ainda mais inteligente, em algumas cenas "Stefani" sente o prestígio em sua alma.


Gaga nunca escondeu a sua admiração por estrelas da mídia já falecidas. Dentre desses ícones temos Marilyn Monroe, peça importante de inspiração para muitos Artistas. E assim foi no clipe de Applause, Gaga fez uma releitura "zumbi" de Marilyn dentro de uma gaiola.

 SIGNIFICADO?

Basicamente Applause aborda de uma forma geral o que o disco The Fame expressou. Temas como a fama, arte, e principalmente a tecnologia. A princípio a usualidade de Marilyn é notada quando olhamos o seu passado de glória, momentos de fama em um patamar elevado, e adoração, que a fez ficar presa em uma "gaiola" que os aplausos lhe deram. É importante frisar o seu comportamento maníaco e feroz quando os flashes ficam sobre ela, um jeito atípico de loucura.


Lady Gaga faz uma referência ao símbolo yin yang em uma cena do clipe de Applause. Yin Yang é um princípio da filosofia chinesa, onde yin e yang são duas energias opostas. Yin significa escuridão sendo representado pelo lado pintado de preto, e yang é a claridade. A luz, que é uma energia luminosa e apresenta-se de maneira muito intensa, é o yang, e a luz muito fraca, é o yin. Segundo os chineses, o mundo é composto por forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essência.




Compartilhe essa notícia
 
Facebook | Twitter | E-mail
Direitos autorais © 2013. Hi Gaga - Todos os direitos reservados
Template editado por Lucs Said e por Deyverson Silva
Plataforma Blogger