Início » ANÁLISES E RESENHAS: VMA 2013

ANÁLISES E RESENHAS: VMA 2013


No primeiro momento nos deparamos com um close fechado no rosto da Gaga. A técnica expressa um olhar artístico de um quadro, dando assim uma pseudo sensação de moldura (a nossa TV). 


É perceptível o modo como a voz saiu totalmente lírica, e primária. Nesse momento , a roupa lembra o figurino da performance de Bloody Mary na Born This Way Ball Tour.


Que em seguida ao canto introdutório, as VAIAS vieram a tona. Fazendo assim uma alusão ao "fracasso" do Born This Way, e também a todas as notícias maldosas referentes a essa era.


INTRODUÇÃO 

Após a introdução teatral, a câmera começa a ganhar mais espaço, e lentamente abre a visão para que possamos ver corpo da Gaga por inteiro.


É curioso como surge um sample base sintetizador de Applause totalmente "limpo", que logo após o som inicial dosingle, os gritos começam. Dancers retiram o traje de Born This Way para que possa dar lugar a um macacão preto, e uma touca.


Como sabemos, Gaga é mundialmente conhecida pelo seu jeito nada convencional de usar roupas, e perucas. Que por sua vez, nesse pedaço é exposto uma ideia de "quadro branco"sendo "moldado", "pintado", "construído".


THE FAME, A NOSTALGIA!

Com o "quadro" limpo, Gaga se esconde por de trás dos dancers, que é onde a era The Fame volta a ganhar vida com o cabelo curto de franja, e um blazer azul de ombreiras.


Que incrivelmente na parte cantada “Nostalgia’s for geeks”, Gaga faz com as mãos a simbologia marca da era The Fame (Poker Face), uma verdadeira NOSTALGIA!


E como se não bastasse, foi utilizado as bolas reflexivas originais da Arte de Jeff Koons. Que vimos bastante há 5 anos atrás.



 A ART E O POP

No Twitter Gaga disse que a era Born This Way foi a mais teatral de todas. Que de fato foi um marco na sua carreira por quebrar vários conceitos, e pré-conceitos. Voltando ao VMA, após dar "fim" no look da era The Fame Monster, Gaga aparece de forma RENOVADA.
Rainha de muitas referências, Gaga usou a épica Vênus (de Sandro Botticelli) para dar vida ao "Alter-ego" da era ARTPOP. Intitulada de ARTPOP Girl. O propósito foi mostrar questões ligadas à sua beleza, e principalmente ao do corpo.

Imagem de Vênus por Sandro B.

Assim como a figura de Vênus é reconhecida, ela quis mostrar que a sua arte também poderá ser reconhecida. Com métodos novos de se fazer música. E voltado para o lado mais mórbido, toda a performance parece ser uma reposta a todas as críticas que veio recebendo ao longo do tempo como: ganho de peso, a operação no quadril. Dando para a sociedade uma lição que ninguém irar lhe por rótulos maléficos


Confira a performance AQUI

Compartilhe essa notícia
 
Facebook | Twitter | E-mail
Direitos autorais © 2013. Hi Gaga - Todos os direitos reservados
Template editado por Lucs Said e por Deyverson Silva
Plataforma Blogger